PARTE I: VEJA COMO SURGIU A COMUNIDADE DO PACHECO E SEUS PRIMEIROS MORADORES
O blog Carnaubais Para Todos trás um trabalho de pesquisa sobre o bairro Pacheco criado em 30 de março de 2001. Entrevistamos o cidadão João Galdino do Nascimento, 82 anos, que nos contou como era a comunidade Pacheco no tempo de sua infância.
Falou dos poucos habitantes que habitavam a área, moravam em rústicas casas de taípas distante uma da outra dentro do mato. Foram os primeiros habitantes: Luiz de Juquinha, Elóia Perez, José Cirilo de Sousa (Minduca), José Felix e Massonila, Maria Rola, Josefa Tenório, Gabriel Amorim, Rubens Marinho, Maria Ezequiel e o seu pai Luiz Galdino do Nascimento.
A comunidade passou a ser mais habitada após a cheia de 1974, em que famílias que habitavam as comunidades do: Banco de Areia, Carapuças e Poço Verde, migraram para o Pacheco.
A origem da palavra Pacheco, significa de quem vem da Espanha. No entanto não encontramos um vínculo do nome da comunidade depois bairro com o mesmo nome com alguém vindo da Espanha que tenha habitado no Pacheco.
Nos contou o Sr. João, que quando criança frequentou muito a casa do Sr. Luiz de Juquinha, ele já numa idade avançada, possuía uma simples casa de farinha e contava determinadas histórias do seu passado na comunidade. Flava das emas existentes na comunidade, não precisava adentrar muito ao mato, logo ali onde é hoje o CEMEI, já se abatia emas, veado e outras caças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário