![]() |
A transposição das águas do São Francisco é um sonho dos nordestinos desde o Brasil Império, foi a partir das grandes secas dos anos de 1.844 e 1.845, que motivou o intendente da Comarca do Crato (CE), Marcos Antônio Macedo que propôs um projeto para trazer água do Rio São Francisco para o Nordeste. Um projeto de engenharia foi elaborado propondo o canal partindo de Cabrobó (PE), para abastecer o rio Jaguaribe no Ceará. Se passaram 30 anos e o Imperador Dom Pedro II não tomou conhecimento do projeto elaborado em 1.947, quando o Imperador conheceu o projeto aceitou o desafio mais o parlamento brasileiro se posicionou contra.
Em decorrências das secas, o Império decidiu construir o açude do Cedro - Quixadá (CE), começou no ano de 1.890 terminando em 1.906. Se tornou o primeiro açude público construído no Nordeste. A discussão da transposição do rio São Francisco foi retomado em 1.943 no governo de Getúlio Vargas, também foi discutido no governo do General Figueiredo. Sobe a liderança do Ministro Aluízio Alves, no governo de Itamar Franco, foi retomado o projeto. No governo de FHC foi criado o Comitê de Bacia do São Francisco.
Mas foi no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tendo como Ministro da Integração Nacional o cearense Ciro Gomes, que o projeto foi iniciado. Foi uma luta contra os defensores do Meio Ambiente, até um Bispo na Bahia fez greve de fome.
Em julho de 2007 o exército brasileiro deu início a obra partindo de Cabrobó, como defendeu no Império o cearense.
O projeto passaram pelos governos de Dilma, Temer e hoje Bolsonaro. Amanhã 9, o presidente Bolsonaro estará na cidade de Jardim de Piranhas para marcar a chegada das aguas do São Francisco ao Rio Grande do Norte pela bacia do Piranhas/Açu, marcando o sonho de várias gerações.
Em 2.009, Lula fez essa foto do canal da transposição em Cabrobó (PE). |
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/I/9/0NXKbhSFmGxlkFsYVMYA/transposicao-divulgacao-ministerio-1-.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário