segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

CARNAUBAIS DA MINHA INFÂNCIA XXXII

Pode ser uma imagem de 1 pessoa
Antônio Rodrigues da Silva (Tonico)

 

Carnaubais concedeu vários dos seus filhos para servir ao exército  brasileiro durante a Segunda Guerra Mundial, entre eles recordo os nomes dos carnaubaenses: Manoel Maxixe; Izau Martins; Antônio Melo; Sérgio Fernandes; Etelvino Barroso; Chagas Thomás e o Sr. Antônio Rodrigues da Silva (Tonico). Dos que tenho conhecimento apenas o Sr. Tonico, foi o que fez parte dos 25 mil homens que compuseram a Força Expedicionária Brasileira (FEB), que esteve no campo de batalha na Itália, os demais ficaram de prontidão nos quartéis, outros chegaram até embarcarem mas no caminho receberam a informação do fim da Guerra. O exército brasileiro teve importante conquista ao vencerem o exército Alemão no Monte Castelo no Norte da Itália.

 

Seu Tonico fazia parte do setor importante de sua tropa era o responsável pela informação, operava o rádio amador do seu batalhão. Ainda lembro muito bem de algumas histórias heroicas contadas com bravura  pelo ex-combatente carnaubaense. 

 

Ao retornar da Guerra em 1945, fixou residência em  Natal, oportunidade que conheceu Dona Adail,  casaram-se e retornaram a sua cidade  Carnaubais. Aqui abriram o primeiro hotel (pensão) em que fornecia refeições aos visitantes e dormida a quem necessitava pernoitar na antiga ainda Vila de Carnaubais. Também sempre tinha a disposição dos seus clientes uma geladíssima cerveja em sua geladeira a querosene.

 

Ganhou uma merecida pensão por ser ex-combatente e na mudança da cidade para a qual hoje nós habitamos, manteve a sua atividade comercial até ao ponto que ele e Dona Adail aguentaram trabalharem. Em 10 de junho de 1.994, seu Tonico veio a óbito deixando o seu legado aos conterrâneos carnaubaenses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário