sábado, 22 de janeiro de 2022

Nossa homenagem aos 100 anos de nascimento desse grande político brasileiro, Leonel de Moura Brizola

leonel brizola governador do rio de janeiro

 Fazemos no dia de hoje 22 de janeiro uma homenagem ao centenário de nascimento  desse grande brasileiro Leonel de Moura Brizola, filhos de pobres camponeses gaúcho. Foi engraxate, carregador de malas. Exerceu uma das lideranças mais influenciadora e emblemática do século passado. 


O engenheiro civil, Leonel de Moura Brizola, foi eleito pelo Rio Grande do Sul a: deputado estadual, 

deputado federal, prefeito de Porto Alegre e governador. Foi exilado político do Brasil pelo Regime Militar, quando foi anistiado em 1979, retornou ao Brasil criou o Partido Democrático Brasileiro - PDT e se elegeu por duas vezes governador do Rio de Janeiro. Foi um obcecado pela educação pública, em seu governo no Rio Grande do Sul, construiu 5.902 escolas primárias, 278 escolas técnicas e 131 escolas de ginásio. O seu governo no estado do Rio de Janeiro construiu 381 CIEPs (Centros Integrado de Educação Pública), escola de tempo integral das 8:00 ás 17:00 horas, era fornecido 4 refeições diárias, tinha práticas esportivas e acompanhamento médico e odontológico. No meu entender a maior revolução na educação pública do Brasil.

 

Defensor do Socialismo Moreno como assim definia dentro das peculiaridades brasileira, disputou a presidência do Brasil que não obteve sucesso. Foi um político ferozmente combatido pela Rede Globo de Televisão. Ao ponto que costumava dizer. "Se a Globo for a favor eu sou contra". Grande Brizola, deixou sua respeitada memória aos seus irmãos brasileiros que ele tanto amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário