domingo, 2 de maio de 2021

O mês Mariano na minha infância na pequena e querida Carnaubais

 MUSEU DE CARNAUBAIS: SOBRE A ANTIGA IGREJA DE SANTA LUZIA

A nossa infância cristã católica na recém criada cidade de Carnaubais, ainda não vivíamos a revolução da internet, começava a surgir a televisão de forma precária a imagem e apenas 2 cidadãos possuíam o aparelho de televisão na cidade: O empresário Izaú Martins e o tabelião Chico Mariano.

 

Nesse contexto, era aguardado com muito fervor o mês de maio para as movimentadas noites alusiva ao mês Mariano, a Maria mãe de Jesus. Ás 19:00 horas o sino da  capela de Santa Luzia anunciava o início da novena com a igreja sempra lotada e o prestígio da família homenageado era refletido na presença do público e da oferta. O bom coral formados por Senhoras e Senhoritas entoavam os benditos que animava a novena. No lado de fora, Zé Preto era contratado por todo mês para ser o fogueteiro que mandava pra o céu os foguetões celebrando a alegria daquele povo, que ecoava nos carnaúbais ouvido a distância.


O dia 31 era o encerramento do Mês e o coroamento de Maria. O altar sempre bem decorado por Gilda Cavalcante, era o comentário no dia seguinte na pequena cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário