sábado, 29 de maio de 2021

Em meio à pandemia, Brasil tem fila de 60 mil pacientes à espera de cirurgias cardiovasculares

 

Cerca de 60 mil pacientes com doenças cardiovasculares diretamente afetados pela pandemia de covid-19 tiveram procedimentos suspensos ou adiados porque leitos estavam ocupados com infectados pela doença.

 

A situação é agravada por uma crise no fornecimento de materiais essenciais para essas cirurgias. Com a alta do dólar e defasagem na Tabela SUS, fornecedores têm dificuldade de repassar os produtos sem prejuízo e hospitais da rede pública nem sempre conseguem repor a diferença para garantir as compras, o que já resulta em desabastecimento de itens em 52% das unidades que fazem o serviço, segundo levantamento da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV).

 

“A pandemia simplesmente represou as cirurgias cardiovasculares. Normalmente, a gente faz de 95 mil a 100 mil por ano e, no ano passado, fizemos menos de 40 mil. Então, tem mais ou menos 60 mil cirurgias eletivas que estão represadas. Elas não são de urgência, mas o problema é que estão ficando para trás”, diz Eduardo Rocha, presidente da SBCCV. “Além disso, teve o impacto tributário, o dólar disparou e muitos produtos são importados”, completa.

Fonte: Estadão

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário