Hoje 1º de maio a maioria dos Países comemoram o dia do trabalhador em homenagem a luta e conquistas dos trabalhadores. A data registra a greve de Chicago (EUA), em que foi fortemente reprimida pela polícia, acontecendo prisões e mortes. Uma das principais bandeira da greve foi óbtida, que foi a jornada de 8 horas de trabalho, lembro que na época trabalhava-se 17 horas em média por dia.
No Brasil passou a comemorar o dia do trabalhador a partir do ano de 1917, mas somente em 1925 é que passou a ser uma data oficial do Estado Brasileiro. A partir do governo de Getúlio Vargas o dia 1º de maio passou a ter as conotações sobre a influência do Trabalhismo.
Em nosso município, um dos grandes líderes do movimento sindical, foi o conterrâneo Manoel Torquato de Sousa, camponês e salineiro, fez história no movimento sindical do RN. Organizou o sindicato dos salineiros, também conhecido como o sindicato do garrancho. Nos anos de 1930 o maior centro operário se encontrava nas salinas do RN na nossa região de: Mossoró, Grossos, Areia Branca, Porto do Mangue na época Assú,, Macau e Guamaré. Grande defensor dos direitos dos trabalhadores e dá Reforma Agrária. Hoje em homenagem a esse líder operário sindical, na gestão do ex-prefeito Luizinho Cavalcante foi dado nome da adutora que serve aos assentamentos rurais de adutora Manoel Torquato de Sousa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário