quinta-feira, 16 de abril de 2020

Causa arrepios e incertezas no mercado do petróleo, para os municípios super comprometidos com os tempos do ouro negro

EBC | País volta a ofertar blocos para exploração de petróleo ...
A lei da oferta e da procura é o princípio básico do manual do capitalismo. Assim sendo, a grande quantidade de petróleo produzida no planeta, fez despencarem aos preços adotados ao  ano de 2004. O fato se agravou com a pandemia do coronavírus, que fez retrair  o consumo drasticamente. 

A OPEP, conseguiu que os grandes produtores diminuíssem a produção, medida adotada pela a Petrobrás. Assim a estatal decidiu fechar as plantaformas de águas rasas do RN, CE e SE, o que trará perdas significativas para os royalties, em torno de 11,56% para o estado e por consequências aos municípios produtores. Se somar ao baixo preço do barril no mercado internacional será maior o estrago. 

O  sofreu uma redução em torno de 63,3% dos seus investimentos  nesses últimos sete anos no RN, sofreu uma perda na mão de obra em torno de 6,9 mil funcionários efetivos ou terceirizados no setor.

A incerteza é grande no segmento petrolifero, o que causa arrepios nos gestores da Pátria Varzeana com relação aos royalties. Vamos aguardar o mês de abril como se comportará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário