O agricultor ipanguaçuense, Júnior Antonio da Silva, chegou ao nosso município no final do século passado liderando o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), estiveram acampados na propriedade do ex-deputado Dr. Edgar Montenegro, depois migraram para a propriedade do empresário Zé Mendes, no Banco de Areia. Não viabilizaram o seu projeto e se mudaram para a comunidade do Jaburu, a cheia de 2004 o fez serem removidos para a cidade em que o prefeito na época Luizinho Cavalcante, cedeu uma área da prefeitura localizado no conjunto João Teixeira Filho, para que os mesmos fizessem sua barracas.
Mas foi nas terra improdutivas das antigas fazendas da Frunorte, que o MST resistiu e se fixou através da desapropriação realizada pelo ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, em agosto de 2009. Hoje três assentamentos: Irmã Doroth, Rosa Luxemburgo e Margarida Alves, totalizando 120 famílias assentadas com mais de 500 pessoas, o que possibilitou ao nosso município crescer a sua população. Em setembro de 2013, Carnaubais foi reconhecido pelo IBGE e o Tesouro Nacional que sua população já possibilitava a aumentar o cociente do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de 0,6 para 0,8. O fato elevou as suas receitas a partir de janeiro de 2014, ganhando um aumento nas receitas do município em torno de 150 reais por mês.
Ao cidadão Júnior, pela luta e a contribuição ao crescimento de Carnaubais receba do Blog Carnaubais Para Todos, esse reconhecimento público, você é um cidadão de Atitude, que faz acontecer em nossa Carnaubais, parabéns.
Nenhum comentário:
Postar um comentário