terça-feira, 31 de julho de 2018

O que foi construído como avanço para Carnaubais está sendo destruído: Vivemos o mais terrível processo de retrocesso

Resultado de imagem para foto da caixa d'água do casinhas carnaubais
Caixa d'água do bairro Casinhas - Carnaubais
O sistema d'água no município de Carnaubais passou a existir no mandato do ex-prefeito Giovani Wanderley, era feito através de carro  pipa. Continuou com o ex-prefeito Nelson Gregório, que no final do seu mandato em 2000 conseguiu  recursos federais para construir três adutoras: O tempo lhe permitiu a construir apenas uma, a de Carnaubais a Bela Vista II, que entrou em funcionamento com Chafarizes. As outras duas adutoras: Carnaubais a Arenosa e Carnaubais ao Assentamento Cavaco, já foram construídas na gestão do ex-prefeito Luizinho Cavalcante.

Durante o primeiro mandato do ex-prefeito Luizinho Cavalcante 2001 a 2004, foi dado prioridade ao abastecimento d'água nas comunidades rurais e até em parte da zona urbana do município. Foram construídas 14 caixas d'águas no município, convênios com o governo do Estado e parcerias com a Petrobrás que mudaram a realidade do abastecimento d'água em nosso município, garantindo água na torneira do cidadão carnaubaense.

O tempo passou, no segundo mandato do ex-prefeito Luizinho  Cavalcante e no ano de 2009, foi criado uma Companhia Municipal de Água, onde buscava dar uma profissionalização no tão complexo sistema d'água do município. A oposição na época, hoje situação. Criaram grande turbulência com a tal companhia, ao ponto que ao sair do comando da administração destituíram a Companhia de Água de Carnaubais.

Hoje o sistema vive uma total regressão, com amplas possibilidades de piorar ainda mais. Várias caixas d'águas estão sem serem usadas dado a precariedade em suas estruturas que não recebem manutenção. O fato  tem levado a água ser distribuída direto da rede da adutora, o que tem causado problemas na danificação da rede, levando falta d'água e sofrimento aos nossos habitantes. No mandato de Luizinho, as comunidades recebiam água em suas residências 3 vezes por semana, passaram para 2 vezes, ultimante era uma e agora tem comunidades que passa de 20 dias para poder receber a água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário