O grande líder dos Jaduís, que habitava a meia légua ao norte do Assú, na comunidade denominada de Fura Boca e dominava toda a Várzea do Açu, O Rei Janduí, que na língua Tupi quer dizer "Aranha Pequena".
Enfrentou e liderou o seu povo contra a colonização dos portugueses, onde findou se tornando o maior movimento indígena na história Brasileira, a denominada "Guerra dos Bárbaros", que teve início em 1.683 até o ano 1.700.
Janduí, se aliou aos holandeses, quando esses ocuparam Pernambuco e a nossa região pertencia aos pernambucanos. Os intensos confrontos entre os colonizadores portugueses, que para aqui vieram no conhecido ciclo do couro. Desenvolveram suas atividades tão produtivas que logo consolidaram as oficinas de carne, a conhecida "carne de charque".
Para aqui vieram o Terço Paulista, para dizimar os: Janduís, Tapuios, Pataxós, Moxorós, inclusive o mais famoso dos Bandeirantes Paulista, Domingos Jorge Velho, um dos maiores assassinos dos índios, aqui esteve que depois do extermínio, foi para Alagoas acabar com o quilombo dos Palmares do Rei negro Zumbi.
Nessa história, ficou registrado o nome de uma das ruas na cidade do Açu, denominada de Rua Bernardo Vieira, que não entendo porque os intelectuais da capital Varzeana, não fazem um movimento para tirar o nome desse exterminador de índios que aqui veio somente para matar os nativos.
Pintura de Albert Eckhout.
Pintura de Albert Eckhout.
Nenhum comentário:
Postar um comentário