sábado, 13 de setembro de 2025

Nossa homenagem ao legado do cidadão carnaubaense, ex-prefeito Giovani Silva Wanderley

 

Nos 62 anos de emancipação política de Carnaubais, tivemos uma perda de um dos seus filhos que teve a oportunidade em governar nosso município por 6 anos, (1983 à 1988). Foi o 5º prefeito constitucional entre os que governaram Carnaubais.


Nascido em 1936 na Timbaúba na (época Assú), filho do casal de agricultores Alcides de Oliveira Wanderley e Maria Silva, criança e adolescente, trabalhou com o seu pai na agricultura, foi aluno da primeira turma do grupo escolar rural em 1950 na Vila de Carnaubais, (hoje funciona o Museu Zulmira Bezerra de Siqueira). Aos 18 anos em 1954, viajou para o Rio de Janeiro na época capital do Brasil, onde trabalhou como representante de uma grande loja de tecidos. Retornou a Carnaubais, em 1965 com o falecimento do seu pai Alcides, proveniente de um acidente automobilístico ocorrido no mixto de Chico de Pio, entre Assú e Mossoró, que ceifou a vida de mais 6 conterrâneos.


De volta a sua terra decidiu ficar e dar continuidade as atividades econômicas do seu pai. Vindo de um grande centro, trouxe ideias novas em que colocou em prática, construiu um grande sítio de bananeira, já usando a irrigação a motor a explosão, abriu um clube recreativo na cidade (CRESCE) em que realizou memoráveis festas, abriu um comércio de cereais e de compras de feijão, milho, algodão e cera de carnaúba. Foi um investidor nato, proporcionando empregos e renda em Carnaubais.


Passou a conviver com Maria das Chagas Pereira, onde teve 5 filhos: Giany (in memoriam) ex-vereadora; Lígia; Paulo; Bruna e George. Ingressou na política sendo candidato a prefeito em 1976, não obtendo êxito. Mas em 1982, veio a consagração popular, elegendo-se prefeito e marcando o novo período na vida política administrativa do nosso município. Instalou uma torre de televisão oferecendo imagem de qualidade aos munícipes; deu início a pavimentação na Cidade Nova das ruas: João Teixeira Filho, Mariano Barbosa de Farias; Manoel Benevides de Oliveira; João Pedro Moura, Manoel Batista de Sousa. Em seu governo aconteceu o asfaltamento da RN 016, Carnaubais ao Assú. Implantou a escola de 2º Grau Alcides Wanderley, a 1ª Creche Infantil. Construiu a sede do legislativo carnaubaense e o hospital maternidade Santa Luzia. Mas foi no social o seu ponto forte, ainda não existia os programas sociais do governo federal e ao seu modo, implantou um atendimento de combate a fome, ao ponto de ter uma armazém de produtos alimentícios em sua residência para atender aos necessitados que sofriam de vulnerabilidade social e alimentar.


Aos 89 anos levava uma vida ativa em nossa sociedade, era produtor rural na fazenda Olho D'água, em que criava: galinhas, ovinos e bovinos, era diretor da rádio FM Líder 104 de Carnaubais e integrante da vida política. Muito presente em todas as atividades religiosas, sociais e política. No dia 6 de setembro do corrente ano, veio a óbito na cidade de Natal.


Vivenciando esse momento festivo alusivo a emancipação política de Carnaubais, deixo aqui esse resgate histórico do legado político administrativo e social do ex-prefeito Giovani Silva Wanderley, pelo legado deixado a nossa cidade, a nossa história. Um homem democrático, do entendimento e da paz. Descanse em paz amigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário