Dois detentos ligados à facção carioca Comando Vermelho fugiram da Penitenciária Federal de Mossoró. Foi a primeira fuga registrada no sistema penitenciário federal. A ausência da dupla, que veio do Acre para o RN, foi sentida nesta quarta-feira de cinzas. A Polícia Federal e forças de segurança do Rio Grande do Norte e Ceará promoveram buscas durante todo o dia, sem sucesso. As divisas estaduais foram reforçadas e o secretário nacional de Políticas Penais, André Garcia, veio ao Estado para articular ações.
A crise no sistema de segurança federal, com fuga inédita registrada na história, é a primeira sob a gestão do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski. O MJSP determinou que os nomes dos fugitivos sejam incluídos na Interpol e “abrangente revisão de todos os equipamentos e protocolos de segurança nas cinco penitenciárias federais”.
A fuga teve destaque nacional por se tratar da primeira ocorrida em um presídio de segurança máxima. O sistema penitenciário federal é considerado um modelo de procedimentos e utilizado para isolamento de líderes de facções criminosas. São cinco presídios distribuídos pelo País: em Mossoró, Brasília (DF), Porto Velho (RO), Campo Grande (MS) e Catanduvas (PR).
Tribuna do Norte
Nenhum comentário:
Postar um comentário