domingo, 22 de outubro de 2023

O distrito do Entroncamento já vivenciou um momento de prosperidade e hoje vive o mais profundo retrocesso

 

Conheci a comunidade de Entroncamento no ano de 1970, era escoteiro e fizemos uma caminhada da Antiga Cidade de Carnaubais marcando os quilômetros a cada 1.000 metros, fazíamos o registro em uma árvore ou algo a margem da estrada carroçável existente na época. Saímos a meia noite e chegamos ainda de madrugada numa tremenda escuridão, marcamos 10 Km. Montamos o acampamento ao lado da única escola de uma sala de aula construída pelo governador Aluízio Alves.  Armamos as barracas e ao  amanhecer do dia, já nos deslocamos a mercearia do Sr. Zé Lopes onde vendia-se de tudo, até água medido em lata de querosene. 


Vi a comunidade crescer, onde frequentei por muitas vezes na juventude para jogar futebol, vi chegar a energia da Cerval nos postes de carnaúba, fraca de doer na vista. A televisão no meio da rua colocada pelo prefeito Giovani Wanderley, o grupo escolar construído pelo prefeito Teixeirinha, o posto de saúde construído pelo prefeito Valdeci Medeiros, a Telern e o conjunto residencial construído pelo prefeito Nelson Gregório. Era uma comunidade alegre, movimentada, bares, forrós e a divulgadora de Vital com sua tiradas.


A comunidade ganhou importância no mandato de Luizinho Cavalcante, passou a distrito, ganhou calçamento, praça, correios, limpeza urbana, nomes de ruas, 1º grau completo, recolhimento do lixo doméstico e vida, era bastante movimentada e prospera. No mandato do prefeito Dr. Thiago Meira teve sua pavimentação ampliada.


Para minha tristeza passei no distrito no sábado 14 de outubro, ás 20:00 horas, praça as escuras, comércio fechado, não vi ninguém sentado as calçadas e nenhuma pessoa transitando, fiquei preocupado com o que presenciei no antigo e movimentado Entroncamento. Não estava preparado para ver tão perverso retrocesso no principal distrito do nosso município. É uma pena, mas é a pura verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário