terça-feira, 5 de setembro de 2023

Aepet critica modelo de exploração de petróleo no governo Lula

 

- A Associação dos Engenheiros da Petrobrás (AEPET), que tem o engenheiro químico Felipe Coutinho como vice-presidente, fez críticas aos governos Lula (PT), Michel Temer (MDB) e Jair Bolsonaro (PL). De acordo com a instituição, as três administrações defenderam uma política de combustíveis feita com uma "relação internacional do tipo colonial, onde se exporta produtos primários e importa produtos industrializados de maior valor agregado".

"O consumo per capita de energia no Brasil é muito baixo, quase seis vezes menor em relação aos Estados Unidos e quase cinco em relação à Noruega. No entanto, quase metade do petróleo produzido no Brasil não tem sido consumido no país, está sendo exportado, em maior parte por multinacionais estrangeiras. A prática de preços muito mais altos que os custos de importação têm viabilizado a lucratividade da cadeia de importação e a competitividade dos combustíveis importados, em especial da Rússia e dos Estados Unidos", afirmou.

"O combustível brasileiro arbitraria e indevidamente mais caro perde mercado para o importado, o que resulta na ociosidade das refinarias da Petrobrás, em até 25% da sua capacidade de processamento de carga fresca, e em 13% no primeiro semestre de 2023", acrescentou.
247

Nenhum comentário:

Postar um comentário