60 anos de história e resistência: Memória ainda existente do agropecuarista Antônio Benevides de Oliveira
A belíssima casa de Antônio Benevides de Oliveira (Totonho) na comunidade de Arenosa, ainda é prova viva de um ciclo prospero do gado e da cera de carnaúba vivenciado na economia dos várzeanos de Açú. Proprietário de terras com grande existência de carnaúba era a garantia de uma boa receita vindo do extrativismo de sua palha em que extraia o pó que era comercializado para o mercado internacional. A outra atividade próspera era a grande criação de gado que possuía.
Antônio Benevides exerceu também a liderança política representando a Vila de Carnaubais na Câmara Municipal de Assú. Logo depois esse papel foi assumido pelo seu filho João Benevides Sobrinho (Juca Benevides), deu sequência ao seu trabalho elegendo-se vereador em Assú até a nossa emancipação. Com a emancipação política do nosso município, Juca Benevides, compôs a chapa como vice-prefeito de Valdemar Campielo Maresco, conquistando expressiva vitória.
Em memória a Antônio Benevides de Oliveira, existe o nome de uma rua no centro de nossa cidade, a rua que fica o Posto Diniz e a escola municipal na comunidade de Arenosa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário