quarta-feira, 6 de setembro de 2023

60 anos de história e resistência: Dois grandes evangelizadores que marcaram época na história de Carnaubais. Padre Américo e Missionário Fred

 Nesse sexto dia do mês de emancipação política de Carnaubais, não poderia deixar de mencionar nessa contribuição histórica a importância de dois grande religiosos que com seu trabalho modificaram vidas no humilde distrito de Carnaubais, deixaram um legado na nossa formação religiosa, educacional e social. Menciono o nome do padre Américo Vespúcio Simonetti, que aqui chegou em 1958, para evangelizar, mas deixou as marcas do seu trabalho que tanto valorizou e animou a fé da juventude. Modificou a estrutura física da capela de Santa Luzia, lhe dando um novo visual na faixada externa da igreja com  a construção da cruz existente e o atual sino que encontra-se hoje na matriz de Santa Luzia. Na parte interna, construiu um novo altar e colocou um piso de mosaico. Também construir uma moderna casa paroquial em que acolhesse o padre em suas estadias na comunidade, além de servir de ponto de encontro dos jovens e muitas vezes até de posto de saúde para os raros atendimentos médicos.

O segundo foi o casal Missionários Fred e sua esposa também Missionária, Virginia. Vieram dos Estados Unidos para desenvolverem um trabalho religioso de evangelização da Igreja Batista Regular. Sua presença em nosso meio foi uma revolução, trouxe energia elétrica para a realização dos cultos no qual era desconhecido da grande maioria dos moradores, conquistaram um grande número de fieis. Seu trabalho tinha a colaboração de dois veículos, que o auxiliava no trabalho nas comunidades: Uma caminhonete e D. Virginia um Volkswagem, pois nessa época era raro um veículo em nosso distrito. Desenvolveram um grande projeto social com distribuição de alimentos nutritivo as famílias carentes. Aqui construíram a Igreja Batista Regular, a Escola Brasileira, que oferecia o ensino primário e depois o ginásio. O trabalho  possibilitou a viabilização de vários pastores hoje evangelizando em várias cidade do Rio Grande do Norte.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário