Sessão Solene da Câmara em que homenageou Núbia |
O blog Carnaubais trás hoje mais um registro da nossa rica história carnaubaense, a conterrânea Núbia Lafayete "A Voz de Ouro do Rádio Brasileira.
Nascida em 21 de janeiro de 1937 no Sítio Chambá, na época município de Assú, ainda pequena um tio que era marinheiro e morava no Rio de Janeiro, desembarcou em Macau e veio buscar sua mãe para morar no Rio de Janeiro, como Adenilde Araújo Alves da Costa morava com a sua avó, foram morarem no Rio de Janeiro. Já na sua juventude trabalhou nas Lojas Pernambucanas, quando resolveu participar de um programa de calouros na rádio Tupi "A Voz de Ouro". Ganhou notoriedade artística e com incentivo de Nelson Gonçalves, foi apresentada a gravadora RCA, em 1960 gravou o seu primeiro disco e a música "devolvi" composição de Adelino Moreira foi o grande sucesso do rádio. Nesse seu novo momento em sua vida, foi aconselhada a colocar o nome artístico de Núbia Lafayete.
Percorreu todo o Brasil com o seu Show que encantava o seu grande público. Mas somente em 13 de setembro de 2004, realizou o seu grande sonho de fazer um Show em sua terra, foi agraciada pela Câmara Municipal com a comenda prefeito Valdemar Campielo e na praça Santa Luzia levou uma multidão composta por todo o Vale do Açu a cantar os seus grandes sucessos.
Em 18 de junho de 2007, aos 70 anos sofreu um AVC hemorrágico foi internada no hospital das Clinicas de Niterói (RJ) onde veio a óbito.
Seus grandes sucessos musicais: Solidão, Devolvi, Casa e Comida, De quem eu Gosto, Abandono Cruel, Noite sem fim, entre tantos outros.
Em sua memória a gestão do ex-prefeito Luizinho Cavalcante deu nome em sua memória ao conjunto habitacional Núbia Lafayete.
Núbia e seu principal compositor Adelino Moreira - 1961 |
Carnaubais, 13 de setembro de 2004 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário