QUANDO O RÁDIO ERA O MEIO DE COMUNICAÇÃO MAIS UTILIZADO EM NOSSA CIDADE
O rádio foi um dos instrumentos de comunicação mais utilizado em nosso interior. Aqui ainda na cidade Antiga de Carnaubais, escutava-se no rádio as emissoras: Cabugi e Nordeste (Natal), Rural de Caicó, Brejuí de Currais Novos e Rural de Mossoró. A noite sintonizavámos as rádios: Olinda (PE), Sociedade (BA), Globo e Tupi, Rio de Janeiro.
Meu irmão Marcos Cavalcante, colocava uma água de ganho nas casas de alguns conterrâneos, pois ainda não tínhamos um sistema de distribuição de água na nossa pequena cidade, o que nos dispunha era um simples chafariz público. Com essa pequena economia, comprou um rádio portátil da marca Semp, onde alegres ouvíamos os jogos do campeonato de futebol do nosso estado e o carioca.
Era uma tarde de setembro do ano de 1974, estavamos em plena campanha eleitoral para deputado estadual, federal e Senador. Pois governador e presidente, o povo não tinha o direito de votar, era o Regime Militar que nomeava o presidente, os governadores e os prefeitos das capitais. Estavamos sentados na alta caçalda da capela de Santa Luzia (cidade Histórica), quando chegou a nossa cidade os caravaneiros do MDB (Bandeira Verde) liderada pelo deputado Olavo Montenegro, que chegou acompanhado de: Garibaldi Alves, Henrique Alves, Magnos kely, Agenor Maria entre outros. Liderava o MDB na época em nossa cidade, o comerciante Toinho de Angelina, que por sua vez o pequeno público se concentrou em frente a sua mercearia que se utilizaram de um tambor para servir de palanque e um microfone de um simples carro som o suficiente para começaram a falarem ao povo o projeto da resistência democrática contra os militares. Era final de tarde, o locutor do evento era o radialista da rádio Cabugi, que cobria o noticiário do ABC nas resenhas esportivas e nos jogos do mais querido. Estava jogando em Natal pelo campeonato estadual, o ABC e Alecrim. Sousa Silva, quando nos viu ouvindo o jogo no rádio Semp de Marcos, encostou e só saiu quando terminou a partida com a vitória do ABC por 1 a 0 diante do Alecrim.
Enquanto isso os eloquentes oradores falavam aos varzeanos de Carnaubais, sobre a resistência do povo contra a ditadura militar. Carnaubais deu sua humilde e importante contribuição democrática em protesto ao autoritarismo, elegendo para deputado estadual: Olavo Montenegro e Garibaldi Alves e para Federal: Henrique Alves e Francisco Rocha. Dando uma expressiva votação ao senador eleito, Agenor Nunes de Maria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário