Após 6 anos de chuvas abaixo do normal, levou o interior do RN a quebrar o recorde da seca de 1.979 á 1.983. A maior parte dos açudes secos outra pequena parte no volume morto e as duas maiores barragens, a Armando Ribeiro Gonçalves no Vale do Açu e a de Santa Cruz, no Vale do Apodi, também muito próximo de chegarem ao volume morto.
O gado, os caprinos e ovinos, estão bastante reduzidos. A fauna comprometida o que tudo isso, tem afetado drasticamente a economia rural e o nosso semi árido. Tudo isso acontecendo e os 8 deputados federais do RN e os 3 Senadores, num silêncio de nos amedontrar. As Câmaras municipais, poderiam também darem o seu gemido, pois parecem que nem recebem os votos dos agricultores, que não sabem mais o que fazerem com a sofrida realidade.
Quando fala-se na seca a TV Globo, mostra que a água vai chegar. Mas, quem aguentará a viver em sua propriedade em sua atividade, até o final do próximo ano, quando a água poderá chegar ao nosso estado. Está na hora do governo estadual e federal criar algo, um programa emergencial que alente a esperança do bravo sertanejo nordestino. Do jeito que está é difícil,
Nenhum comentário:
Postar um comentário