terça-feira, 12 de julho de 2016

COMPLEXO DA CARNAÚBA

As inquietações com os danos ambientais oriundos das mais diversas atividades humanas, assim como a resolução dos mesmos, vêm cada vez mais se tornado o centro das discussões no mundo.  A preservação, conservação e uso sustentável dos recursos naturais, são imperativos morais, éticos, mas acima de tudo, existencial à sociedade contemporânea. De tal forma, que a transição para modelos sustentáveis de desenvolvimento, é essencial para diminuir a pressão antrópica sobre a natureza e evitar o colapso dos sistemas naturais.
Compatibilizar a utilização dos recursos naturais, para atender as necessidades das sociedades humanas é um grande desafio. O qual precisa ser enfrentado a partir da construção de espaços territoriais, capaz de resguardar a diversidade biológica e garantir o equilíbrio ecológico das mais diversas regiões do globo terrestre. Esses espaços territoriais precisam sensibilizar e criar uma consciência ecológica coletiva. Igualmente, oferecer alternativas sustentáveis para as populações locais.
Os carnaubais são formações florestais predominantes nas planícies aluviais do município de Carnaubais, cumprindo importantes funções para a manutenção do equilíbrio ecológico da região, como a conservação dos solos, fauna, cursos d’água e mananciais hídricos. Além de sua exuberante beleza, a carnaúba se destaca por sua grande importância econômica.
Floresta de carnaubeiras localizada no município de Carnaubais/RN

Nesse sentido, pretende-se implantar no município de Carnaubais/RN, uma Unidade de Conservação, um Museu e um Centro Tecnológico, que atuando de forma integrada e estratégica nas áreas: social, histórica e ecológica, ressaltando a importância da educação ambiental, da pesquisa em ciência e tecnologia, da valorização da identidade histórico/cultural e do desenvolvimento sustentável.

Carnaubal após a retirada das palhas para extração do pó cerífero
A ausência de sensibilidade ambiental, aliada ao desconhecimento da totalidade do potencial econômico da carnaúba, tem contribuído significativamente para uma avançada destruição dos carnaubais. Portanto, o projeto pretende focar na resolução da degradação ambiental com ênfase na carnaúba, do deficiente reconhecimento do potencial econômico e da frágil identidade histórico/cultural. Diante da implantação do COMPLEXO DA CARNAÚBA, a população herdará grandes oportunidades de geração de trabalho e renda sustentável, educação e sensibilidade ambiental, valorização e memorização histórica da carnaúba. Por fim, a sadia qualidade ambiental.



Texto: Ademar Menezes. 
Técnico Ambiental, Ativista Ambiental com Graduação em História pela Universidade do Estado do Rio Grande (UERN).

Nenhum comentário:

Postar um comentário