domingo, 19 de janeiro de 2025

Bruxelas ordena que Elon Musk divulgue mudanças no algoritmo do X

 

 A Comissão Europeia anunciou na sexta-feira (17) a intensificação de sua investigação sobre o X, plataforma de mídia social de Elon Musk, ordenando que o empresário divulgue completamente as mudanças recentes feitas nas recomendações do algoritmo. A medida, segundo o Financial Times, inclui a solicitação de documentos internos e uma "ordem de retenção" de dados sobre como o algoritmo pode ser alterado futuramente.

Essa investigação ampliada ocorre em um contexto delicado, em que políticos na Alemanha têm se queixado do suposto favorecimento de conteúdo da extrema-direita pela plataforma, especialmente à medida que as eleições alemãs se aproximam. O governo da União Europeia, por meio da Comissão, também requisitou informações sobre a moderação de conteúdo e como o X amplifica certas publicações.

O foco recaiu sobre o apoio público de Musk ao partido de extrema-direita Alternativa para a Alemanha (AfD), que tem ganhado destaque nas pesquisas eleitorais, e seu alinhamento com ideologias controversas. O serviço de inteligência alemão já classificou algumas partes da AfD como extremistas de direita. O chanceler Olaf Scholz, em uma declaração recente, não poupou críticas a Musk, afirmando que seu apoio ao partido era "completamente inaceitável".

Nenhum comentário:

Postar um comentário