quinta-feira, 18 de abril de 2024

Artigo: Viva a Democracia, chegou a hora de julgar os que pediram a confiança do povo e não honraram

 

Nada na terra é perfeito, por que para os Cristãos somente as coisas de Deus são perfeitas. Mas entre os regimes políticos praticados e adotados no mundo, nada chega perto da democracia. O político, escritor e filósofo francês, Charles-Louis Montesquieu, um dos líderes da maior Revolução de mudanças no mundo, foi o idealizador da tripartição entre os poderes do Estado: Executivo, Legislativo e Judiciário. Poderes livres e independentes.


O sistema adotado no Brasil em seus 5.565 municípios, na formalidade existe o planejado por Montesquieu. No entanto, na prática existe uma submissão do legislativo  ao executivo, fruto da falta de legitimidade de uma parte dos eleitos que abandonam seus eleitores no fechar das urnas ao proclamarem os eleitos. A maioria dos componentes eleitos para o legislativo carnaubaense, é exemplo vivo dessa falta de respeito e compromisso com o povo que o elegeram. Basta  olhar o comportamento dos 5 vereadores eleitos na chapa com Dr. Thiago Meira, que não aguentaram a assumirem o mandato para traírem os seus eleitores que o elegeram.


Diferente do que projetou Montesquieu, o "chefe" Dinarte Diniz conhecendo a fraqueza e falta de posição, dominou o legislativo carnaubaense a partir da eleição do presidente do legislativo, o fazendo um poder submisso ao poderio econômico e as vantagens pessoais e familiar dos antes eleitos pelo povo. Ai entra a fortidão da democracia, chegou a hora de prestarem contas ao povo. E diante da covardia e submissão dos 7 vereadores que compõe a câmara de Carnaubais somente o povo livre e soberano, dará a resposta não reconduzindo o mandato dos que não honraram o voto do cidadão. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário