terça-feira, 13 de fevereiro de 2024

ARTIGO: Será que o Brasil está sendo passado a limpo?

 Vivemos o melhor tempo democrático em nossa história, desde que as forças políticas e democráticas derrubaram a ditadura militar em 1985, daí já se passaram 39 anos. o mais longo período de convivência democrática em nossa história. Nessa linha foi convocada uma Nova Constituição, para mim o maior avanço no pós ditadura, proclamada a Constituição reconhecida como Cidadã, sobre a sua condição caminhamos por momentos as vezes de dificuldades, mas todos superados.


Tivemos dois presidentes da República afastados dentro das normas constitucionais, Fernando Collor de Melo e Dilma Russef, dois ex-presidentes da República presos: Luiz Inácio Lula da Silva e Michel Temer; E estamos as vésperas da prisão do ex-presidente da República, Jair Messias Bolsonaro. Tudo dentro do Estado de direito democrático. Todos os processos conduzidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF).


Apesar de toda capacidade da ordem Constitucional, passamos o vexame e a vergonha do triste episódio do dia  8 de janeiro de 2023, com a invasão da sede dos três poderes em Brasília, fruto de um movimento que se aquartelava em frente aos quarteis do exército brasileiro, numa clara demonstração do apoio militar ao retrocesso democrático. Passado mais de um ano, os processos sendo abertos, prisões sendo efetuadas, julgamento sendo concluídos e participantes sendo presos. Agora chega-se no alto comando das forças armadas, um setor da sociedade que por muitas vezes usou do expediente de se apossar do poder político através de golpes. Será que realmente o Brasil está sendo passado a limpo? este humilde escrevinhador continuará na defesa da democracia e na luta contra os arroubos de práticas autoritárias, seja de direita ou esquerda. Viva a Democracia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário