Moeda Carnaúba, primeira parte: Uma experiência de desenvolvimento sustentável econômica e social boicotada pelo "Desmantela Carnaubais"
Amanhã (19) de agosto, completa 10 anos que foi lançado a moeda Carnaúba em Carnaubais. Foi criado um Banco Popular e as suas moedas a partir de 0,50 centavos representada pela efigie da Igreja de Santa Luzia da Cidade Histórica; A cédula de 1,00 Carnaúba, representada pela efigie da árvore da "vida" a Carnaúba; A cédula de 2,00 Carnaúba representada pela efigie do sindicalista Manoel Torquato de Sousa; 5,00 Carnaúba representada pela efigie do deputado emancipador Olavo Lacerda Montenegro; E a cédula de 10,00 Carnaúba representada pela cantora conterrânea a "Voz de Ouro" do rádio brasileiro Núbia Lafaeyte. A moeda Carnaúba tinha o valor equivalente a moeda oficial do Brasil o Real.
A moeda nasceu fruto de um estudo econômico que proponha uma série de medidas e ações para se conseguir o desenvolvimento do município de Carnaubais. Tinha-se também a ideia em criar o cartão Carnaúba, oferecendo crédito aos servidores públicos do nosso município. Todo um complexo de práticas e ações que visavam fortalecer a economia local sustentável.
O lançamento da moeda aconteceu numa tarde cheia de esperança do dia 19 de agosto de 2013 na Câmara Municipal, contou com a presença da deputada estadual Márcia Maia, vereadores, secretários, empresários, lideranças: sindicais, cooperativistas, associativistas e a população em geral. O fato foi notícia estadual, fazendo o Jornal de Fato, Tribuna do Norte e a Inter TV Cabugi produzir matérias sobre a circulação da moeda.
Após 30 dias de lançada a moeda ainda engatinhando, veio o 1ª grande dificuldade da moeda. O ex-prefeito Luizinho Cavalcante idealizador do projeto, foi afastado da prefeitura dado a um processo eleitoral e a moeda passou a perder o otimismo e a confiança antes depositada. A partir do início de 2014, o sucessor de Luizinho Cavalcante, Benevides Júnior, não tinham o menor interesse da circulação da moeda e trabalhou pelo fracasso do projeto, acreditava assim está também deixando de fortalecer a imagem do ex-prefeito. Mesmo assim o projeto ainda resistiu até a março de 2016.
Nenhum comentário:
Postar um comentário