quarta-feira, 3 de abril de 2019

Preservando a nossa Cultura, cantoria com: Hominho Costa e Antônio Domingos

Resultado de imagem para foto de uma uma cantoria
A cantoria de viola teve sua origem aqui no Nordeste na Serra do Teixeira na Paraíba, na metade do século dezenove. Lá surgiram os primeiros repentistas: Agostinho Nunes da Costa e o seu filho Antônio Ugolino Costa. Segundo o maior pesquisador no Rio Grande do Norte, Câmara Cascudo, a nossa cantoria de repente caracteriza-se pelo confronto entre cantadores, ou seja, pelo desafio, cuja a origem remonta à Grécia Antiga. Basta observar no antigo canto amebeu grego (desafio entre pastores), cuja técnica teria sido adotada por Homero na Ilíada e na Odisséia, afirma o Mestre Cascudo.

A cultura do repente de viola já foi atração admirada pelo nosso povo, que aos poucos foi sendo ocupado por novas maneiras de diversões e de cultura. Para manter viva a nossa original  Cultura Nordestina. O Blogue Carnaubais Para Todos, está ajudando a promover uma cantoria de "Pé de Parede", com dois grandes poetas repentistas: Hominho Costa, carnaubaense do Pai João e Antônio Domingos - Caraúbas.

A cantoria acontecerá no dia 04 de maio do corrente ano, a partir das 20:00 horas no bar do Terrinha - Conjunto Núbia Lafayete. Como incentivo acontecerá um sorteio de dois prêmios entre os presentes: Um ventilador e R$ 100,00.


Nenhum comentário:

Postar um comentário