ARTIGO: Por tudo que vejo cada vez mais me convenço do fim da reeleição no Brasil
Diz a ciência que na Democracia os governantes são eleitos pelo povo em eleições justas e competitivas. As democracias garantem as liberdades civis e direitos humanos. Sua essência é ser "governo do povo", contrasta com a aristocracia" governo de uma elite".
A reeleição foi introduzida no Brasil através do governo do presidente Fernando Henrique Cardos (PSDB), em 1.977. Compreendo ter sido o maior equívoco do ex-presidente da República, dado uma sequência de reeleições nas três esferas da federação, já se viu de tudo e o preço das consequências a sociedade paga. Ninguém que perder uma eleição estando com o poder nas mãos, principalmente em uma nação que tem determinados conceitos como: "feio é perder", triste do poder que não pode". O populismo outra fonte de uma parte dos nossos líderes, não medem distância nem as consequências que sobra para a população.
Por essas e outras é que cada vez mais me convenço e defenderei o fim da reeleição, vejo como prejudicial e injusta a competividade da reeleição no Brasil. O jogo passa a ser desigual e dificulta a alternância do poder, um dos pilares da DEMOCRACIA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário