Conjunto habitacional Núbia Lafayete em fase de construção |
Carnaubais era um dos municípios que possuía o maior número de casas de taipa e sem instalações sanitárias. No ano de 2000, o nosso município estava relacionado entre os que tinha o pior IDH do Rio Grande Norte. A partir do ano de 2001, na gestão do ex-prefeito socialista Luizinho Cavalcante, foi desencadeado uma revolução no campo habitacional, A assistência social foi reformulada a partir da sua nomenclatura passando a ser, Secretária Municipal do Trabalho da Habitação e Assistência Social - SEMTHAS. Uma equipe técnica foi montada sob o comando da primeira-dama Secretária Mária Cavalcante, em que foi aplicado o mais arrojado programa habitacional já visto no município.
O projeto contou com a participação do apoio dos presidentes da Republica: Fernando Henrique Cardoso, Lula da Silva e Dilma Rousseff; dos senadores: Fernando Bezerra, Geraldo Melo e José Agripino Maia; do deputado federal, Betinho Rosado e da governadora Wilma Maria de Faria. Ainda foram construídas 137 casas com recursos próprios do tesouro municipal, e ao todo 800 moradias foram erguidas e doadas as famílias carentes de Carnaubais, mudando uma realidade habitacional e melhorando o IDH do município.
Foram construídas 52 residências no bairro Pacheco, 53 no João Teixeira Filho, 50 no Núbia Lafayete, 82 no bairro Pacheco e em todas as outras comunidades de Carnaubais da Vila Nova a Bela Vista II foram contempladas com moradias, inclusive a área urbana central da cidade.
Lamentamos, pois após a nossa saída da prefeitura a 5 anos e 11 meses, não foi construído mais nenhuma casa para uma família pobre de Carnaubais mesmo tendo aumentado todas as suas receitas a começar pelos royalties.
Nenhum comentário:
Postar um comentário