sexta-feira, 29 de setembro de 2017

A Reforma Política findou avançando no aprimoramento da democracia

A Reforma Política se não foi do tamanho que a sociedade exigia não foi tão pequena como estão tentando passar. Só o fim das coligações partidárias na chapa proporcional e a clausula de barreira trará uma grande mudança na disputa eleitoral. Ainda consideraram as coligações proporcionais para 2018, sendo proibida a  partir de 2020.

Essas duas mudanças causará uma grande reviravolta nas disputas eleitorais. Primeiro, o sistema partidário brasileiro, que já dispõe de 35 partidos registrados no STE, com mais 25 que tinham pedido registros. Com as novas regras vão resistirem a clausula  de barreira entre 10 a 12 partidos dos existentes, o que também vai desestimular  o que tinham pedido registro.

Essa posição mudará a geografia politica partidária nos municípios em 2020, as lideranças buscando abrigo nas siglas partidárias mais robustas e de melhor aceitação popular. Pois ainda será a soma dos votos dos candidatos e a legenda do partido que definirá o número de vereadores eleitos no pleito. Aquelas lideranças que constituía um partido somente para ele e seus familiares passou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário