Era comum ver pessoas pedindo esmolas em nossa cidade, a nossa população formado na maioria por agricultores que aos 50 anos eram homens velhos doentes e acabados, quando não tinham alguém na família que o bancasse, saiam as ruas para sobreviverem de esmolas. Avançamos socialmente, primeiro ainda na ditadura militar, reconheceram que os agricultores aos 60 anos deveriam ter uma ajuda social e passaram a pagar meio salario mínimo a um agricultor, quando o mesmo completava 60 anos, popularmente conhecido como (Funrural).
A Constituição Cidadã de 1988, conseguiu assegurar um salário mínimo ao agricultor e acrescentou as mulhers aos 55 anos de idade, a ter o mesmo direito. Para isso, foi criado receitas sociais que garantisse esse direito social aos agricultores.
Hoje em nosso município, é a principal fonte de renda da economia local, em torno de 1.200 aposentados mantém a economia local, o que por si só já demonstra a pobreza que vivemos. Mas, Os Senadores José Agripino e Garibaldi Alves, os deputados federais: Rogério Marinho, Beto Rosado, Fábio Farias e Felipe Alves são a favor de acabarem com esse benefício aos agricultores. Defendem que para um agricultor se aposentar precisam pagarem 49 anos de INSS, o que em outras palavras, é acabar com a aposentadoria rural. Se aprovado for a Reforma da Previdência, será um golpe pesado para a economia de Carnaubais e das pequenas cidades do interior do Brasil, ai sim, é consolidação não mais da pobreza e sim da miserabilidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário