A co-presidente de uma coalizão de países-chave em negociações cruciais sobre a redução da poluição por plástico no planeta alertou que o mundo será “incapaz de lidar” com o volume gigantesco de resíduos plásticos dentro de uma década, a menos que os países concordem em limitar a produção.
O alerta foi feito em entrevista ao The Guardian antes da última e decisiva rodada de negociações da ONU sobre o primeiro tratado global para acabar com o desperdício plástico, em Busan, Coreia do Sul.
A ministra do desenvolvimento internacional da Noruega, Anne Beathe Tvinnereim, reconheceu a divisão que surgiu entre países produtores de plástico e os demais. Ela representa mais de 60 nações do grupo “de alta ambição”, liderado por Ruanda e Noruega, que defendem o enfrentamento da poluição plástica ao longo de todo o seu ciclo de vida, o que inclui, crucialmente, restringir fortemente a produção.
Precisamos de mais reciclagem e gestão de resíduos, claro, mas, se não reduzirmos a produção e o consumo, seremos incapazes de lidar com o volume de plástico no sistema daqui a 10 anos — finalizou Tvinnereim.
Fonte: O Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário