60 anos de história e resistência: As três sedes da prefeitura de Carnaubais
Nesse mês de setembro em que vivenciamos a emancipação política do nosso município, hoje é o terceiro dia que o blog Carnaubais Para Todos registra fragmentos de nossa história. Abordaremos os três primeiros prédios em que funcionou a sede do poder executivo carnaubaense.
A foto ilustrativa é a antiga casa paroquial da Igreja católica da Cidade Histórica de Carnaubais, em que foi cedida pelo padre Monsenhor Américo Simonete para abrigar a 1ª sede da prefeitura do recém criado município de Carnaubais, que teve como prefeito nomeado, o Sr. Rivadávia Alves Cabral.
Quando aconteceu a primeira eleição municipal em Carnaubais em que a população elegeu Valdemar Campielo Maresco, portador da bandeira vermelha. Deixou os partidário de João Batista Montenegro, portador da bandeira verde bastante enfurecidos. O padre Américo tomou partido e não cedeu a casa paroquial para que continuasse como sede da prefeitura. O prefeito Valemar, precisou alugar um prédio de salão único em que tinha funcionado uma serraria e posteriormente um bar com sinuca, para abrigar sede da prefeitura. Mas logo deu providência a construção desse prédio em que abrigou a sede do poder municipal de Carnaubais. O prédio a direita da foto, foi adquirido pelo prefeito Valdemar, para funcionar a Câmara Municipal de Câmara Municipal de Carnaubais.
A partir da destruição da Antiga Cidade de Carnaubais em 1974, no período de transição da Antiga para a nova Cidade, aconteceu no 2º mandato de Valdemar Campielo Maresco e de Valdeci Medeiros de Moura. A sede da prefeitura funcionou por um curto período na antiga escola municipal Abel Alberto da Fonseca, construída por Valdemar e depois mudou-se para atual sede da nossa municipalidade, construída pelo prefeito Valdeci Medeiros de Moura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário