VIVA A MEMÓRIA HISTÓRICA DE CARNAUBAIS: Vereador Verdi Cortês e seu legado político e social
O cidadão Várzeano, Verdi Cortês, é um homem que merece a nossa admiração e respeito pelo que representou em nossa história. Nascido nessa terra promissora, filho do casal: Manoel Cortês e Elvira Cortês. Cursou o primário na cidade de Assú, o ginásio fez no Colégio Diocesano Santa Luzia - Mossoró concluiu o segundo grau em Fortaleza (CE).Voltou a Pátria Várzeana onde contraiu matrimônio com a sua prima, Maria Cabral Cortês, em que construiu uma prole de cinco filhos: Helena, Bernadete, Hugo, Mércia e Sueli.
Sua presença em nossa terra passou a contribuir com o prospero agropecuarista seu sogro, José Cabral nas diversas propriedades que além do extrativismo da carnaúba, produzia: algodão, feijão, milho, jerimum e batata.
Verdi Cortês assumiu uma liderança política elegendo-se por 2 vezes vereador em Assú, quando Carnaubais ainda era Vila e um mandato de vereador depois de Carnaubais emancipado se tornando o mais bem votado. Foi sócio fundador e presidente do Sindicato Rural, em que atendia a população na saúde, odontológica e encaminhava a aposentadoria do FUNRURAL para os proprietários rurais. Esteve cotado para ser candidato a prefeito em 1976, mas findou perdendo a oportunidade, quando saiu candidato a prefeito em 1982, não obteve êxito. Foi um grande colaborador do esporte em nossa cidade.
Na gestão do ex-prefeito Luizinho Cavalcante foi dado o nome da adutora Carnaubais ao assentamento Cavaco de Adutora Verdi Cortês.
Nenhum comentário:
Postar um comentário