O educador pernambucano Cristovão Buarque, ex-reitor da Universidade Federal de Brasília (UNB), ex-governador de Brasília, Ex-ministro da Educação e ex-senador da República, em entrevista a Veja disse: "Somos campeões de futebol porque temos uma motivação em comum. E porque a bola é redonda para qualquer brasileiro".
Acrescentou Não há, entre nós, uma consciência de que a educação é o alicerce de uma economia eficiente e de uma sociedade justa. Nem de que o sistema está esclerosado e viciado na própria esclerose, exigindo um novo modelo. Um modelo com professores selecionados entre os mais brilhantes jovens da nação, com novas perspectivas de carreira, formação, remuneração, avaliação e responsabilização.
A tragédia educacional brasileira continuará se arrastando em seus pequenos avanços até que um plano ambicioso permita ao país ter escolas com a máxima qualidade, dentro de um sistema único reunindo os setores público e privado. A maior dificuldade para o cumprimento dessa ideia está na falta de ambição em como a educação é tratada.
Revista Veja
Nenhum comentário:
Postar um comentário