domingo, 21 de maio de 2023

VIVA A MEMÓRIA HISTÓRICA DE CARNAUBAIS: Chico Marques um Várzeano respeitado que deixou seu legado em nossa cidade

O Bom Várzeano

O ilustre carnaubaense Francisco Rodrigues Marques (Chico Marques), nascido no ano de 1.915, filho de um casal de agricultores foi criado na labuta da agricultura e do extrativismo da palha da carnaúba.  Aos seus 20 anos, floresceu o seu lado empreendedor e comprou a bodega do Sr. Ademar Germano Vieira, que pagou        em parcelas mensais conforme o apurado, e assim entrou no comércio da ainda Vila de Santa Luzia em 1.935.


Habilidoso dominou por muitos anos o comércio da compra de peles de: bovino, ovino, caprino, raposa e de tejo, também comprava algodão, feijão, fruta de oiticica, castanha, mel e cera de abelha. Sua mercearia localizada no largo da igreja de Santa Luzia na Antiga Cidade, sempre esteve abastecida do que era consumido nas famílias dos várzeanos. Proprietário de uma pequena área rural, porém produtiva e também era um criador de gado bastante respeitado na Vila. Sua influência econômica e social, foi padrinho de muitos meninos em sua época, inclusive desse humilde escrevinhador, padrinho de batismo e tendo sua esposa Lucas, como madrinha.


No dia 10 de fevereiro do ano de 2.020, aos 104 anos de idade veio a óbito, deixando os filhos: Áurea, Aliete, Arnou (In memoriam), Arlete e no final de sua vida, reconheceu Núbia (in memoriam) como sua filha.


Francisco Marques foi um dos proprietários carnaubaense, que fez doação de sua propriedade na área que foi construída a Nova Cidade de Carnaubais.




Nenhum comentário:

Postar um comentário