terça-feira, 25 de abril de 2023

Desenvolvimento sustentável I: Quem faz é o setor produtivo do nosso município, em que a municipalidade e o estado tem contribuído para a nossa economia?

Devemos abrirmos uma discussão sobre o nosso desenvolvimento sustentável. Quem constrói o nosso desenvolvimento? Os trabalhadores e os empresários que produzem. É através do trabalho que gera renda e impostos que a sociedade paga ao governos na esperança de ser devolvidos em benefícios. Será que está acontecendo isso?  Começo a discutir essa questão e  não poderia ser diferente sem ser de baixo para cima, pois vamos começarmos hoje a discutirmos o nosso desenvolvimento sustentável.


Em nossa Carnaubais o agricultor mangaeiro, dá sua contribuição, ao plantar, colher e se dirigir ao centros vizinhos para comercializar seus produtos e trazer dinheiro para a economia local. Quantos são em nosso município? Precisamos identificá-los. Quanto esse seguimento contribui com os impostos quando paga a energia da bomba que irriga sua lavoura e de sua própria casa? Quanto pagam de taxa de iluminação pública? e combustível que consome, a feira que faz no supermercado? Em troca o que lhe é devolvido? Qual as condições da estrada que o conduz ao seu seu sítio propriedade? Qual assistência técnica é prestada, até uma ajuda no corte da terra é negado. 


Sem valorização dos que trabalham e produzem não poderemos termos evolução econômica e social. Precisamos termos a compreensão que moramos aqui, e é aqui que precisamos produzir, industrializar, comercializar, fazer o dinheiro permanecer na economia local. Isso é desenvolvimento sustentável. Em que a gestão municipal e estadual tem contribuído com o nosso desenvolvimento?


Exemplo: Quando você compra uma carne que vem do Centro-Sul do País no supermercado, esse dinheiro sai da economia local e vai para o grande centro. Quando você compra a um marchante uma carne que foi abatida aqui mesmo. Esse dinheiro vai ficar circulando na economia local por um período maior promovendo assim o fortalecimento da nossa economia. Isso é desenvolvimento sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário