domingo, 11 de dezembro de 2022

Padre Canindé 27 anos presente em Carnaubais conduzindo a fé cristã do nosso povo e a devoção a Santa Luzia

Padre Canindé

 A festa alusiva a Santa Luzia iniciada a 109 anos tendo sua primeira missa e programação social comanda por Monsenhor Júlio Honório, sendo o casal Abel Fonseca e Ireacema Borja que lideraram dando o apoio para iniciar uma caminhada  que chegou aos nossos dias. Para que isso acontecesse foi necessário a participação de muitas pessoas da nossa vila/cidade, sempre sobe a direção de um vigário.


Nessa longa caminhada é merecido mencionar tantos nomes de nossa comunidade, que doaram parte de suas vidas a causa religiosa em devoção a Santa Luzia, em que estiveram a frente dessa missão religiosa várias conterrâneas, podemos citarmos: Iracema Borja, Celina Duarte, Creusa Marcelino, Zulmira Bezerra, Mariazinha  Cabral, Maria Helena e Irmã Francisca. 


Entre todos os padres que animaram e conduziram a fé católica do nosso povo, destaco o padre Francisco Canindé dos Santos, que chegou aqui em 1967 e permaneceu até dezembro de 2004, quando foi criado a paróquia de Santa Luzia de Carnaubais. Conduzia toda as celebrações do: Rosado, Porto do Mangue, Logradouro, Bela Vista, Entroncamento, Olho D'água, Carnaubais e Vila Nova. Nos seus 27 anos de sacerdócio em nosso município foi o padre, que mais batizou, crismou e casou os carnaubaenses. Foi o responsável pela construção da nova Igreja de Carnaubais após a cheia de 1974. Formou grupo de jovens, de casais e grupo de escoteiro, foi um grande líder da nossa fé, educando e fortalecendo os dogmas do cristianismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário