CARNAUBAIS DA MINHA INFÂNCIA VI
No Carnaubais da minha infância não poderia deixar de mencionar o cidadão, Manoel Cirilo Manso (Manoelzinho Amâncio), esse carnaubaense trabalhador, visionário empreendedor, um curioso corajoso e inteligente repleto de realizações na: Agricultura com os seus sítios, na sua tenda de ferreiro em que tudo fazia até fabricar os moinhos e cruzetas impulsionadoras para o desenvolvimento da nossa irrigação.
Foi pioneiro nos transportes de linha em nosso ainda distrito, de Carnaubais. Com suas economias comprou um Chevrolet ano 1.946 e iniciou a linha nos sábados dia da feira em Assú, onde por vários anos passou a ser o único veículo a conduzir os conterrâneos até a cidade do Assú. Também criou uma linha Carnaubais ao distrito do Porto do Mangue, onde levava os salineiros e mangaeiros até a praia. Com muito esforço evoluiu para um Chevrolet 1.958 em modelo mixto, que passou a fazer as linhas nas terças e sábados para o Açu e nas quartas e sextas-feiras, para Macau. Ainda no final do ano organizava uma romaria ao Canindé (CE).
Tomou gosto pelo transporte e no ano de 1.971 comprou a empresa Cabral o seu primeiro ônibus para fazer a linha de segunda ao sábado de Carnaubais ao Assú. Trabalhou para constituir a empresa, que exigia pelo menos uma frota de dois veículos e assim comprou o segundo ônibus registrando a Viação Manso, com linhas credenciadas pelo DER, Carnaubais ao Assu e Itajá. A empresa cresceu, registrou outra linha Carnaubais, Assú Mossoró e comprou a linha da antiga empresa Oeste, que fazia a linha Carnaubais a Mossoró via Vilas Rurais, hoje Serra do Mel. Chegou a possuir uma frota de 10 ônibus que prestaram serviços no transporte de aluno e também para excursões em todo o Nordeste.
Manoelzinho Amâncio, está relacionado entre os carnaubaenses proprietários de terra que entenderam que após a cheia de de 1.974, era necessário mudar a cidade para um local alto que seus moradores não sofresse mais com as cheias. Assim foi um dos que doaram ao prefeito Valdemar Campielo o local onde hoje está localizada a nossa cidade.
Em sua memória, a gestão do prefeito Luizinho Cavalcante, deu o nome de uma rua no conjunto Núbia Lafayete e a revista Pátria Varzeana criou a comenda Manoel Cirilo Manso, em que agraciou os empreendedores de Carnaubais no lançamento de festa do lançamento da II Revista Pátria Varzeana, ocorrido em setembro de 2018.
Nenhum comentário:
Postar um comentário