A centenária atividade do extrativismo da palha da carnaúba ainda gera empregos e esperança de desenvolvimento para o Vale do Açu
O extrativismo da palha de carnaúba é uma
atividade econômica centenária em nosso município e região, com forte valor no mercado internacional. Hoje ainda é uma grande geradora de empregos em nosso município, existem 8 turmas na atividade chegando a gerar 160 empregos direto e mais 2 máquinas que faz o batimento separando o pó da palha, que gera mais 12 empregos direto. Num passado não muito distante o pó era cozinhado 20 rudimentares indústrias que proporcionava mais de 60 empregos que funcionavam por todo o ano. Mas infelizmente deixamos de cozinhar o pó e hoje é todo comercializado para empresários de Fortaleza (CE).
Infelizmente a falta de uma discussão próspera sobre essa importante atividade não evoluimos na concretização de agregarmos valores com a implantação de uma indústria que aprimorasse a transformação do pó em cera, para que saísse do Brasil com valor agregado, gerando mais empregos e renda em nossa região. Falta defesa da ideia junto a classe política e as duas Universidades Federais, a UFERSA e a UFRN, ambas tem uma dívida com a Região do Vale em não olhar com o valor que merece essa atividade extrativista da palha de carnaúba. Fica aqui a nossa reflexão e cobrança, pois ainda está no tempo de despertamos para essa atividade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário