quinta-feira, 3 de junho de 2021

Sem investimento em tecnologia não teremos desenvolvimento econômico e social em nosso município

 Plantio adensado no cajueiro anão: um novo conceito

Carnaubais sendo uma região de vocação agrícola, já chegamos a ser grande produtor de algodão, feijão, milho, batata doce, jerimum, gergelim, mandioca, cebola, alho, banana, manga, mamão, graviola e limão. O tempo passou não avançamos tecnicamente a assessoria da EMATER em nosso município sempre foi muito ineficiente e sem equipe a altura de desenvolver um bom trabalho.

 

Hoje Carnaubais conta com 11 assentamentos rurais implantado pelo Incra, onde tinha como plano piloto a produção de subsistência e comercialmente a cajucultura. Foi implantado os cajueiros, quando começaram a frutificar e a mudar a realidade econômica dos nossos assentados veio a longa seca iniciada em 2011 se prolongando até 2018, eliminando quase por completo a cultura do cajueiro.

 

A parir do ano de 2019, passamos a termos invernos suficiente para implantar um novo plantio de cajueiro precoce, os que tiveram recursos próprios investiram e desde o ano passado estão obtendo boas colheitas. Os que não dispõe de condições, não tiveram a mão amiga nem do gestor municipal nem estadual, que nada fizeram para ajudar nem que fosse com as mudas de cajueiro para os colonos agrucultores. Assim fica difícil de promovermos o nosso desenvolvimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário