CIDADE HISTÓRICA: Uma esperança de preservação, desenvolvimento e cultura,
Era maio do ano 2001, o gestor municipal socialista, Luizinho Cavalcante, lançava na Câmara Municipal de Carnaubais o Projeto CIDADE HISTÓRICA, um resgate histórico e arquitetônico transformado em Lei Municipal como Patrimônio Cultural de Carnaubais. O projeto de sonhos e realizações visava preservar a nossa história e promover a geração de emprego e renda em nosso município.
Compuseram a mesa do lançamento do projeto o ex-deputado estadual Manoel Pessoa Montenegro Neto, filho do deputado Olavo Lacerda Montenegro, autor da Lei estadual que emancipou Carnaubais, o Juíz da Comarca do Assu, Francisco Roberto Guedes Lima, a primeira dama e secretaria da Assistência do Trabalho e da Habitação e da Assistência Social, Mária Cavalcante e o prefeito Luizinho Cavalcante expondo os sonhos a serem executados.
No dia 11 de setembro o sonho se tornava realidade foi inaugurado o projeto Cidade Histórica estava sendo entregue o Museu Zulmira Bezerra de Siqueira, visitado por nossos conterrâneos municípios vizinhos e até por estrangeiros. Passando a ser o centro de recolhimento e guardiã de objetos, móveis, fotos, utensílios, documentos, inscritos, componentes da nossa pré-história. Passou a ser local de aula ao vivo para os estudantes do município e da região do Vale do Açu.
Foi restaurada a praça Manoel Pessoa Montenegro, construída ainda quando eramos distro de Assú.
Sua arquitetura da rua principal restaurada e preservada com tanto carinho, amor dedicação e sonhos de ver o seu desenvolvimento turístico.
Aqui foi realizadas várias feiras de negócios da agricultura familiar, movimentando o projeto e valorizando a nossa agricultura. Até um memorial ao músico Chiquinho Domingos foi organizado com amplo sucesso. A Capela de São José voltou a ter vida congregando os fiéis cristão católicos da comunidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário