Foto ilustrativa de um antigo título eleitoral |
Os avanços tecnológicos nos impuseram a uma modernidade que a garotada de hoje, não imagina como se dava o nosso frágil processo eleitoral. Ainda na cidade Histórica era o Cartório Único que fazia os títulos dos eleitores trazidos pelos "cabos eleitorais e vereadores". Ao lado do cartório um fotografo com sua máquina popularmente conhecida como lambe-lambe estava apto para fotografar o 3x4 exigido para o título que era quase meia folha de papel ofício.
Entregue o título, o cidadão estava apto documento a votar na eleição, que acontecia sempre no dia 15 de novembro. O "cabo eleitoral" tomava nota daquele eleitor que devia obediência por ter lhe dado o título e os demais documentos.
Na eleição, era distribuído o modelo das chapas (cópia), para os eleitores escreverem nas cédulas e uma ficha numerada, que lhe garantia o direito de almoçar na casa designada que servir a refeição aos eleitores. Voto dado, barriga cheia, só restava ir para casa e aguardar a próxima eleição.
Fotografo usando a máquina fotográfica popularmente conhecida como (lambe-lambe), que oferecia a foto 3x4 para o título eleitoral em poucos minutos. Era o mais evoluído meio fotográfico da época.
Nenhum comentário:
Postar um comentário