
Mãe, ser que vive para os seus filhos, pois sabe que é neles que está a sua própria existência. Luíza Cavalcante, mãe de 7 filhos que cuidou com amor, carinho e sabedoria, capaz de escapar todos os seus 7 rebentos em uma época em que não se tinha médicos, nem vacinas em nossa cidade. Nos livrou do sarampo, caxumba, catapora e com as bençãos divinas da paralisia infantil. Aliviou nossos sofrimentos com: água de marcela, lambedor de mastruz com hortelã, xá de laranja, hortelã da folha miúda e eucalipto. Nos tratamos com mamão verde para expelir as lombrigas. Há mãe, quanto te devemos.
Contava histórias sábias que nos serviam de exemplos na formação do nosso caráter, cristã. De fé católica, nos ensinou os 10 mandamentos e orações onde rezávamos coletivamente e fraternamente todas as noites. Essa fortaleza de mulher, sabia que os seus filhos seriam o futuro de Carnaubais e assim profetizou e se concretizou as suas sábias profecias. Porém sabia que precisava instruí-los e assim fazia as rodas de conversas colocando em prática o exercício da: democracia, unidade e planejamento.
Lembro-me de minha mãe todos os dias, pois tenho plena certeza, que continua a olhar, proteger, abençoar e orientar os teus filhos. Pois és mães todos os dias. Não como impõe o interesse capitalista, que determinou um único dia para as mães, por puro objetivos financeiros.
Parabéns, mãe querida, te amamos. Estendo os parabéns a todas as mães carnaubaenses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário