Aqui tem história, preserva a memória de várias gerações em sua existência. quantos foram batizados, crismados, casados e as memoráveis festas de Santa Luzia? Foram gerações e gerações que faziam do mês de maio uma grande confraternização na pequena Vila depois cidade de Carnaubais.
As sucessivas cheias fizeram os seus fieis mudarem para um lugar alto e seguro das cheias, mas sua estrutura que também serviu de abrigo nas grandes cheias, resistiu. No ano de 2001 a gestão do ex-prefeito Luizinho Cavalcante, lançou o projeto Cidade Histórica, onde recuperou a igreja, transformou o grupo rural em Museu Municipal, restaurou a praça Manoel Pessoa Montenegro, ainda construída pelo ex-prefeito Costa Leitão, quando Carnaubais ainda era Vila do Assú. Construiu o calçamento que tinha sido demolido, em fim, restaurou a Cidade Histórica em que a transformou em Patrimônio Cultural com Lei aprovada pela Câmara Municipal. Passou a ser visitado, pelas novas gerações, os mais idosos recordavam os seus bons anos vividos no lugar, população das cidades vizinhas e turistas do RN e até internacionais visitaram o nosso maior patrimônio.
Infelizmente, o atual gestor que não tem nenhum sentimento de pertencimento com a nossa história, abandonou por completo a nossa Cidade Histórica. A Secretaria de Cultura, se é que ainda existe, não tem correspondido ao qual é o seu dever de preservar e promover a nossa cultura.
Aqui elevo esse grito de protesto contra a gestão do prefeito Thiago Meira - PSDB, pelo desserviço e agressão aos valores culturais do nosso município. Conclamo aos que tem sentimento de pertencimento a nossa história, que diga algo, faça o que puder fazer para elevarmos esse debate e devolver vida a Cidade Histórica de Carnaubais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário