Para o sociólogo Português, Boaventura de Sousa, no Brasil e outros países há várias esquerdas e todas elas tem pecado pelo sectarismo e pelo isolacionismo.
Para o sociólogo, o resultado da eleição no Brasil mostra a necessidades de novas estratégias para a sobrevivência da esquerda. A esquerda precisa deixar de falar para os convertidos e começar a estudar elementos importantes a uma grande parcela da população brasileira.
"A esquerda tem de abandonar a obsessão das reuniões secretas e de linguagem altamente codificada que só converte os convertidos". O sociólogo professor da Universidade de Coimbra Portugal aponta. "Os movimentos Sociais são as chaves para a reinvenção das esquerdas e são o seu grande teste para a capacidade de elas prevalecerem num contexto hostil". Afirmou.
As esquerda precisa voltar para as periferias e para as retaguardas (não para as vanguardas onde a auto-congratulação é fácil e viciante). Os movimentos sociais não tem DNA de esquerda. Há movimentos sociais de extrema-direita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário