Em 24 de fevereiro de 1824, foi publicada a primeira Constituição da República do Brasil, promulgada pelo Imperado D. Pedro I. Após a proclamação da República do Brasil em 1882, D. Pedro I convocou uma Assembleia para a elaboração da Constituição. Foi um momento de muita conturbação, D Pedro autorizou o exercito a invadir a assembleia Constituinte, em que foi destituída. Diante do impasse, D. Pedro, nomeou 10 pessoas de sua inteira confiança e lhe atribuiu a elaboração da Constituição.
Os 10 cidadãos reunidos as portas fechadas sobre a liderança do partido português, após as discussões e definições da Carta Magna, coube ao arquivista da biblioteca real o Sr. Luiz Joaquim dos Santos Marrocos escriturar a Constituição brasileira.
Foi a que teve a vida mais longa das Constituições brasileira, durou 65 anos, sendo interrompida em 15 de novembro de 1989, pelo 1º golpe de estado no Brasil, promovido pelo Marechal Deodoro da Fonseca, que teve que convocar uma nova Constituinte, pois o art. 3º estabelecia a forma monárquica hereditária de governo. Em 1991, foi implantado uma nova Constituição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário