A mais antiga comunidade da Várzea do Açu, foi Oficinas, localizada na região Norte de Carnaubais, divisa com Porto do Mangue e Pendências. Ali se desenvolveu a primeira indústria da carne seca (charque) no Rio Grande do Norte, dado a grande criação de gado existente no Vale, a produção do sal e o meio do transporte que se dava através de embarcações via o rio Açu, para onde navegavam em busca dos navios ancorados em Macau.
Em 1.850, já se registrava a grande cheia que se tem conhecimento, em que cobriu todo o vale e destruiu a maior comunidade da Várzea, as Oficinas. Possuía várias casas desalinhadas, a capela de São José, uma escola primária e cemitério. Em 1.864, foi elevada a Distrito de Paz.
Hoje poucas pessoas sabem onde nasceu a nossa história Varzeana. Aliás é muito peculiar ao nosso povo não preservar a sua história e desconhecê-la . O Museu Municipal Zulmira Bezerra de Siqueira, guarda o cruzeiro trabalhado em Aroeira que pertenceu a capela de São José das Oficinas, uma peça de muito valor histórico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário