segunda-feira, 6 de março de 2017

OPINIÃO: Por quais razões escondem a história do Rei Jandui, a Guerra dos "Bárbaros" e o início da nossa colonização

Resultado de imagem para foto do ex-prefeito luizinho cavalcante

Me intriga muito  em não termos mais detalhes, pesquisas sobre a história da nossa Região,  os fatos ocorridos na nossa rica história não conhecemos a miúdo os detalhes. Mas o que me chama mais a atenção é que o fatos mais fortes, existiu um movimento para não ser lembrados pela sociedade. 

Vejamos  a história do Rei Jandui, guerreiro, líder maior da nação Tapuia. Segundo o historiador Pedro Carrilho de Andrade, que descreve a Guerra dos bárbaros, o Rei Jandui, residia na comunidade "Fura Boca", a uma distância de meia légua ao Norte da cidade de Assú. 

Nascido e criado nessa região, nunca tinha visto falar nessa comunidade, porque? Onde era? Onde realmente poderá  ser?  Quais razões levaram a esconder essa história do nosso povo?

Com o fim da Guerra dos "bárbaros", expandiu-se no vale a criação de gado, aconteceu a  prosperidade em  seis  polos. 1ª A cacimba dos Vianas hoje pertencente ao município de Porto do Mangue, se constituiu na maior fazenda de gado do Nordeste brasileiro no período Colonial; 2º As Oficinas, hoje localizada no município de Carnaubais, onde aconteceu a primeira indústria da carne de charque do Brasil; 3º Rosário, também localizada no município de Carnaubais, bem em frente a cidade de Pendências, se tornou o principal centro comercial da várzea. Ambas hoje poucos habitantes da região tem noção onde viveram os nossos primeiros colonizadores; 4º Porto do Carão, localizada no município de Pendências, principal porto de entrada dos produtos europeus e de escoamento dos nossos produtos, sal, peixe, carne seca, mel, peles e cera de carnaúba; 5º A Ilha de Manoel Gonçalves, que foi coberto pelo Mar; e 6º Assú, que se consolidou como o centro regional e comercial da Várzea

Nenhum comentário:

Postar um comentário