As belezas da Praia do Rosado, associado as sua dunas já era conhecida dos Portugueses, veja um relato feito em 1.857 a 1.859, por Manoel Antônio Vidal de Oliveira. Após descrever a região vizinha a Ilha de Manoel Gonçalves.
Da ponta do Mel 5 milhas por 49º SE está o sítio que denominam Rosado, onde existe oito ou nove casas, a maior parte de palha. O sítio do Rosado é onde tem as barreiras altas e escavadas que se prolonga da Ponta do Mel. Com 5 milhas por 49º SE se terá o pontal do Rio das Conchas.
Cinco milhas depois por 49º SE se terá o portal de oeste do rio das Conchas. O rio dos Cavalos foi por onde muito tempo entravam os navios de cabotagem que demandavam do Assú. crendo que por essa razão é que Milliet no seu Dicionário Geográfico, e Costa Pereira o seu roteiro, considera esse rio como o mais volumoso e a principal embocadura do rio das Piranhas.
Antigamente por esta barra também entravam os navios que iam para o Assú atravessando a Camboa dos Barcos até que foi explorado a foz do rio Amargoso. Em 1.818 o mar começa a invadir a Ilha de Manoel Gonçalves, onde uns caminharam para a Várzea e outros ficaram onde se encontra hoje a cidade de Macau.
Fonte: Ilha de Manoel Gonçalves, do escritor João Felipe da Trindade.
Fonte: Ilha de Manoel Gonçalves, do escritor João Felipe da Trindade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário