sexta-feira, 24 de maio de 2019

Você não compreenderá o Brasil se não ler OS SERTÕES

Resultado de imagem para fotos sobre canudos
Ruínas da Igreja de Canudos
Tinha vinte anos de idade quando me foi sugerido ler o livro Os Sertões do jornalista Euclides da Cunha, uma obra prima sem igual na literatura mundial. Não conhecer a obra é impossível compreender historicamente e sociologicamente as formas de dominação imposta em nossa Pátria desde que aqui chegaram os Portugueses. O grande crítico da época, José Veríssimo, resume a obra ao dizer que "é ao mesmo tempo o livro de um homem ciência, um geógrafo, um geólogo, um etnógrafo, de um homem de pensamento, um filósofo, um sociólogo, um historiador, e de um homem de sentimento, um poeta, um romancista, uma artista que sabe ver e descrever".

O beato líder religioso Antônio Conselheiro, tentou organizar uma sociedade nos Sertões da Bahia composto por retirantes e ex-escravos abandonados por seus patrões dado a Lei Áurea. A igreja católica, latifundiários, o governo baiano e a presidência da República resolveram exterminar os sonhos dos 25 mil brasileiros, pobres, cobertos de dificuldades que sonhavam e trabalhavam uma nova sociedade baseada na solidariedade. 

Pressão dos grandes latifundiários sobre a liderança da Igreja Católica, baseado na calúnia, de que Canudos iria invadir as cidades da Região, Apesar de nenhuma prova desses rumores o exército veio destruir os flagelados de Canudos. No entanto foram derrotados na primeira, segunda e terceira expedição. Calcula-se que ao final tenham morridos 25 mil nordestinos e 5 mil militares que vieram do Sul e do Sudeste, pois os soldados dos Estados Nordestinos não quiseram cumprirem tão cruel missão.

Resultado de imagem para fotos sobre canudos
O Arraial de Canudos no Sertão da Bahia, arrasado e incendiado pelo exército brasileiro.
Guerra de Canudos
Parte da artilharia do exército brasileiro que destruiu os irmãos Nordestinos em Canudos.
Resultado de imagem para fotos sobre canudos
Descrição fotográfica de Euclides da Cunha sobre o Arraiá de Canudos.
Resultado de imagem para fotos sobre canudos
O corpo do líder Antônio Conselheiro, morto pelo exército brasileiro para a satisfação dos latifundiários e da Igreja Católica Apostólica Romana.


Nenhum comentário:

Postar um comentário